quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Questões

1- Escolha um matéria jornal online

a- identifique as forças presentes e analise quais são as mais relevantes.

b- analise a matéria escolhida do ponto de vista da analise do discurso jornalismo.

c- há a presença dos fait divers? Quais?

d- pode-se dizer que a matéria enquadra-se em um modelo de newsmaking ou gatekeeper?

2- a partir do seu ponto de vista discuta uma das teorias do jornalismo vistas e sua aplicação para o jol.

A materia: Morre aos 92 anos homem que lançou a primeira bomba atômica
1-
a-
Fso = Força social - relevância que a noticia tem para o público e as organizações. Relevância para sociedade.
aparece com um mal exemplo, como um pessoa que morreu depois de ter matado muita gente, fazendo um alusão a tudo de ruim da bomba atômica.
Fi = força ideológica - construída dentro da ideologia numa determinada sociedade, num momento.
exemplo a não ser seguido, política contra guerras, contra armas nucleares, contra o desarmamento.
Fh = força histórica- registro de um pessoa que foi instrumento de um desastre mundial, de algo que a sociedade, a população lembra com medo e não quer ver novamente.

b-discurso jornalístico e de impacto e reflexão, o contexto de ideologia de paz, que responsabilidade social, de medo que o futuro possa a vir nos trazer guerras e muitas mortes como o desastre de Hiroshima; uma pré-consciência de que a humanidade tem que temer ela mesmo, o próprio homem é responsável por construir armas massivas, e mostrando que esse homem morreu, morre com ele toda essa energia negativa sobre a bomba atômica, prevenindo um novo acontecimento a partir da historia.

c- a sim um presença de agendamento de noticias, somente coisas negativas, prevercidade e negatividade para as pessoas, principalmente visualizando o exterior e não o interior. o que apesar de necessário pode ser prejudicial a população em geral, as noticias tem de circular porem não somente mostrar as coisas ruins que acontecem no mundo.

d-A matéria é de produção própria do veículo , o que faz com que tenha se submetido a um processo de newsmaking . A matéria não é assinada, pode ter sido escrita por mais de uma pessoa, conjuntamente. Alguém decidiu colocá-la na capa do site, logo, teve intervenção também do webmaster (vários podem ter exercido o papel de gatekeeping). Se fosse uma matéria de agência de notícias, o papel do gatekeeper seria o de apenas incluir ou não a notícia no rol de notícias do site... (fazendo as devidas formatações/adaptações).

2-Pela teoria do gatekeeper, os editores dos jornais são quem determinam o que é notícia. A eles cabe a tarefa de controlar o ‘portão’ das informações, deixando passar determinados fatos, e barrando outros. Essa visão se adapta perfeitamente a veículos tradicionais, submetidos a limitações de espaço e de tempo . No jornalismo online, não faz sentido a figura de uma só pessoa atuando como gatekeeper. Como conseqüência, têm-se múltiplos gatekeepers, ou até mesmo uma modificação no papel de selecionar as notícias.

Nenhum comentário: