domingo, 11 de novembro de 2007

O jornalismo do amanha


A humanidade sempre temeu o futuro, o próprio jornalismo tem seu papel histórico quando pensamos numa perspectiva de futuro, diariamente existem publicações de cunho místico sobre o futuro de muitas coisas, incluído também o futuro desta profissão.

De caráter informativo e investigativo o jornalismo se transforma, a Internet no nosso século tem sido uma ferramenta a ser dominada pelo antigo usuário da maquina de descrever, e a concorrência não são mais apenas fofocas no bar de alguma esquina, porem são pessoas que se utilizam na Internet para veicular noticia.

As tendências do jornalismo são apenas de adaptação, o jornalismo jamais perdera espaço se estiver atualizado. O repórter, redator ou cinegrafista tem seu nome e a credibilidade de seu trabalho, seu espaço é único uma fonte concreta, elaborada e concisa de uma noticia. O novo jornalista tem o poder de filtrar e checar informações, que um mero blogueiro não o faria por exemplo. É como a pirataria, para muitas coisas o original não tem importância, mas o que tem importância para alguém é original, verdadeiro e tem muita credibilidade.

Imaginar o futuro do jornal seja ele impresso, televisivo, radialistico ou virtual é imaginar o telefone, de se transformou de fixo pra móvel, que mudou sou forma, mais ainda persiste no dia-a-dia das pessoas. Talvez não existam mais veiculo de informações convencionais, porem todas as pessoas vão precisar de alguém de confiança e que selecione as informações para estar bem informado.

Nenhum comentário: